Você precisa aprender a tirar fotos com o celular. Uma boa foto desperta curiosidade, atrai e mantém audiência em seu perfil. Vou te apresentar alguns passos simples para você treinar.

Antes de tudo, é preciso que você saiba que a culpa das suas fotos com celular não estarem saindo como você deseja não é do seu aparelho. Celulares hoje em dia tem câmeras de excelente qualidade que permitem capturar ótimas fotografias para gerir perfis seja de influenciadores ou mesmo de empresas. A fotografia é importante porque é ela quem vai promover a aproximação do seu seguidor com seu conteúdo de imediato, antes do texto ou legenda.

Com esses passos simples, você vai conseguir tirar fotos muito melhores. Essa é uma parte 1 de um compilado de dicas, então fica ligado aqui e nas minhas redes sociais para ver quando as outras partes devem sair. Assim, pouco a pouco, com técnica e treino você aprenderá a tirar fotos com o celular cada vez melhores.

1 Conheça seus ângulos.

Fonte: Canva

Você não fica igual em todos os ângulos. Todos nós temos sim um ângulo em que ficamos com uma melhor aparência em fotos. Com a facilidade de ter um smartphone com câmera, se permita fotografar! Use e abuse dela. Fotografe de montão. Faça uma galeria enorme de fotos só suas. Edite algumas se quiser.

Não precisa postar nenhuma dessas fotos. São apenas para você se conhecer. Ver que ângulo você fica melhor nas fotos e treinar mais e mais. É incrível que a maioria das pessoas não se acha bonita em fotos porque simplesmente não fotografam. É claro que se ver de repente paralisada na tela do aparelho assusta. Se familiarize com seu app de câmera, perda o medo!

2 Iluminação.

Você não precisa de um estúdio com iluminação profissional. Iluminação natural ainda é a melhor luz e deixa a foto tão boa que ainda dispensa ajustes em photoshop ou algo do tipo. Sempre fotografe próximo de janelas ou áreas com incidência de luz natural.

Já em ambientes fechados a iluminação de estúdio vai ser necessária. A dica é usar lâmpadas brancas e frias para a temperatura da foto não ser alterada e você não ter uma foto azulada ou amarelada.

3 Estabilização.

Fonte: Canva.

Use um tripé mas se seu orçamento for menor, utilize qualquer coisa que mantenha seu celular fixo. Uma pilha de livros numa mesa, paus de selfies, aqueles tripods bem baratinhos com pernas maleáveis. Tudo é uma solução para estabilizar o aparelho e evitar fotos tremidas.

4 Grade de orientação.

Fonte: Mundo Bonito

A grade 3 x 3 está presente na maioria dos celulares. É a função que coloca os terços da tela do seu celular em exibição. Essa função permite que você enquadre muito melhor tudo e evite recortes posteriores.

Tente sempre deixar nos quadrados do meio o assunto principal e nas laterais, o fundo. Isso não é uma regra, há enquadramentos diferentes. mas aprender isso desde já permite fotos muito mais agradáveis de se ver sem cortar nenhum pedaço importante.

Sabe aquelas fotos em que a pessoa que te fotografa corta suas pernas mas registra meio quilômetro de parede acima da sua cabeça. Essa grade evita isso.

5 Edição das fotos.

Muito cuidado ao editar fotos. Apps de edição com filtros e comandos manuais tendem a deixar a foto super fake. Tente sempre maneirar no dedo e edite as cores, aplique seu filtro favorito sempre observando o resultado final e verificando se você não distanciou muito a foto do efeito pretendido.

VSCO e Lightroom são os apps que mais utilizo e recomendo a todo mundo.

Cuidado também na função HDR, seja na sua câmera ou seja no aplicativo de edição. O HDR serve para iluminar fotos escurar mas o efeito, quando não é bem aplicado, deixa sua foto muito contrastada e com uma aparência forte de edição. A não ser que essa seja sua intenção, evite a todo custo. Sempre teste antes de postar. 

6 Não utilize zoom digital.

Celulares em sua grande maioria vem equipados com zoom digital. O zoom digital é na verdade uma espécie de “esticamento” da foto e não uma aproximação em si do que você deseja. Isso faz com que a lente perda a iluminação, a foto fique granulada e escura. 

Se seu aparelho não possui uma segunda câmera com zoom óptico, que é o “zoom de verdade”, prefira chegar perto do que deseja fotografar. Assim você evita todos esses problemas. Além disso, uma foto tirada sem zoom, com toda a capacidade de iluminação da lente, pode depois ser recortada com menos perda da qualidade do que se fosse tirada com o zoom!


Gostou? Coloca as dicas em prática que eu tenho certeza que suas fotos vão melhorando aos poucos. Na parte 2 desse post a gente avança e te dou mais dicas avançadas. COMENTA nesse post alguma coisa que você faz para tirar fotos melhores ou então qual é sua maior dificuldade em tirar fotos com celular.

A gente se vê nas minhas redes sociais, não esquece de me seguir! 😉 Até a próxima!


Miller Rangel

Advogado. Influencer. YouTuber. Minha missão é te mostrar como a influência digital pode mudar completamente a forma como você trabalha seu conteúdo e seu público, como você enxerga sua marca, fecha boas parcerias para rentabilizar muito e, principalmente, como você pode aumentar seu número de conversões em clientes.

0 comentário

Deixe sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: