Muito se fala do algoritmo do Instagram. O que é permitido, o que não é permitido, o que é verdade ou mentira sobre ele. Eu tenho que admitir que por vezes eu fiquei na dúvida de fazer ou não determinada conduta por não ter certeza de qual seria o resultado posterior.

Temido por uns e outros o algoritmo é a forma como a rede social se comporta, como ela entende cada uma das suas interações. É o algoritmo, por exemplo, quem decide o que entregar no seu feed. Mas a internet está recheada de informações mal interpretadas de como o algoritmo funciona.

Hoje eu vou te desvendar 10 mitos e verdade sobre como o algoritmo funciona na prática.

1 Hashtags só funcionam no feed – Mito!

Hashtags são como motores de buscas, como pontos em um GPS. Funcionam tanto no feed como nos Stories! Sim! É possível colocar hashtags até nos Stories e permitir que eles sejam indexados nas páginas de buscas do aplicativo.

Você pode usar até 30 hashtahs em cada post mas eu indico usar um pouco menos para sua legenda não ficar tão poluída e você consiga prender seu seguidor com o conteúdo principal.

2 Vídeos não geram engajamento – Mito!

Vídeos conseguem passar muito mais conteúdo que uma simples foto. É claro que o Instagram se firmou como uma rede social de fotos, mas o seu aspecto visual faz com que pequenos vídeos também se adequem com as políticas de engajamento.

Isso é tão verdadeiro que o IGTV foi lançado.

3 Duas pessoas podem ter feed iguais – Mito!

Mesmo que duas pessoas tenham interesses iguais e sigam os mesmos perfis, é praticamente impossível que possuam feeds iguais. Isso porque o algoritmo não interpreta apenas quem você segue, mas que posts que podem te chamar atenção.

Portanto, mesmo com interesses em comum, receberão posts diferentes.

4 Usar as ferramentas aumentam o engajamento – Verdade!

Hashtags, legendas, comentários, direct, stories, adesivos, enquetes, perguntas. Todas são ferramentas para fazer com que o público interaja com seu perfil. Gerar um comentário, uma curtida, alguém reagir a um storie. Todas são formas de interação e garantem que a rede social entregue seu post a mais pessoas em troca de engajamento.

5 Quanto mais pessoas sigo, menos conteúdo vejo – Mito!

O Instagram entrega tudo o que você segue, apesar de não parecer. O que acontece é que, primeiro, ele precisa filtrar tudo e mostrar conforme o grau de interesse que ele julgar que é seu. Além disso, se você fosse rolar o feed até ver tudo mesmo levaria horas (dias?) rolando infinitamente! E isso nos leva ao próximo ponto:

6 Quanto mais tempo passo no app, mais conteúdo antigo posso ver – Verdade!

Feed cronológico não existe mais, porém, se você se dedicar a rolar o feed por vários minutos verá cada vez mais posts antigos. Mas lembre-se, tudo conforme o grau de interesse que a rede social montou.

7 É impossível ver tudo o que eu sigo pela amostra de filtragem ser maior – Mito!

A explicação é a mesma para você ter a sensação de receber cada vez menos conteúdo, como no tópico 5. A escala de interesse que o Instagram monta acaba considerando determinados posts irrelevantes para você. Independente da quantidade de pessoas que você siga ou da quantidade de posts que devem ser exibidos, você continua recebendo tudo o que segue.

8 Há um limite de interações no Instagram – Verdade!

Poucas pessoas sabem mas há um limite de 50 curtidas por minuto. Isso acontece para manter um crescimento orgânico e real da rede social. Ou seja, se fosse possível que você entrasse na ferramenta de buscas e saísse distribuindo likes sem critério, essa além de não ser uma conduta autêntica ainda se confundiria como um robô.

Imagina mais de 50 curtidas em um minuto? Essa pessoa não esta de fato julgando o conteúdo para dar o like. Prejudicaria muito o algoritmo.

9 Quanto mais curtidas, mais engajamento eu recebo – Mito!

Fotos com milhares de curtidas falsas não tem engajamento. Então é preciso saber de onde essa curtida vem para saber se o engajamento ocorrerá. Há todo um processo para que uma curtida ocorra.

O mais comum é receber o post no feed e clicar duas vezes sobre ele. Ou então procurar pela hashtag e então curtir a foto. Uma curtida automática quebra todo esse processo e por isso o algoritmo não conta para engajar.

Quem compra curtidas vai ter que comprar cada vez mais e mais curtidas.

10 Não é possível saber quem visita o seu perfil no Instagram – Verdade!

Aplicativos prometem dizer quem são esses perfis que mais visitam o seu perfil e desvendar aquele número na parte superior do app. Apesar disso, o Instagram já se pronunciou que não disponibiliza esse dado de maneira oficial a outros apps.


Gostou do conteúdo? COMENTA algo que você acha que é mito ou verdade aqui embaixo, me segue nas redes sociais que tô sempre compartilhando conteúdo por lá também, além de se inscrever no YouTube porque tem vídeo toda semana. Falando em YouTube, vou deixar aqui abaixo um vídeo que gravei sobre esses tópicos. 

Até a próxima!


Miller Rangel

Advogado. Influencer. YouTuber. Minha missão é te mostrar como a influência digital pode mudar completamente a forma como você trabalha seu conteúdo e seu público, como você enxerga sua marca, fecha boas parcerias para rentabilizar muito e, principalmente, como você pode aumentar seu número de conversões em clientes.

0 comentário

Deixe sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: