Se você comprou seguidores e se arrependeu, esse post eu te apresento as principais ações que você deve tomar para reverter seu engajamento.

Ter uma rede social com um engajamento nas nuvens é o maior sonho de todo mundo e claro, aproveitando-se disso, os serviços que vendem perfis e interações falsas tentam te fazer comprar seguidores e likes, te entregando toneladas de perfis falsos que só fazem subir esse número superficialmente. Após ler o post sobre como tudo funciona nesse indústria que é popularmente conhecida como “fazenda de curtidas” você decidiu então não comprar seguidores e likes. Mas e o pessoal que já comprou e hoje sofre com a brusca perda de engajamento que essa prática trouxe? Bom, nos bastidores a coisa é bem diferente. Uma vez seu engajamento perdido por violar as políticas do Instagram é muito difícil – mas não impossível – de recuperá-lo. 

Demora um tempo até o Instagram te devolver a entrega de posts ou stories com maior alcance. Até por que, você traiu a confiança da rede social e inflou seus números de forma errada. Agora é ir tratando o Instagram com calma, andar na linha por um bom tempo e então receber aos poucos o engajamento desejado.

1 Troque a senha.

A maioria dos serviços que vendem seguidores e curtidas utilizam a sua senha para produzir mais curtidas e seguir mais pessoas. O que isso significa? Que apesar da boa quantidade de perfis falsos que você recebe, alguns desses perfis são de pessoas reais que também contrataram o serviço esperando receber seguidores. Inclusive, é por isso que os números de seguidores voltam a cair tão rapidamente, afinal, aquelas pessoas não querem te seguir e acordaram com você no feed delas do nada.

Com seu perfil irá acontecer a mesma coisa. Você fará parte do próximo pacote de seguidores entregue a próxima pessoa que contratar o serviço. E como o serviço faz isso? Com sua senha!

Aqui vale outra reflexão: Quando você abrir o Instagram e verificar que está seguindo pessoas que não conhece, nunca viu e não se interessa no conteúdo delas, qual vai ser sua reação? Exatamente! Deixar de segui-las, diminuindo assim o número de seguidores delas. Entendeu?

2 Abrir mão dos seguidores e excluir esses seguidores.

Você precisa abrir mão de todos os seguidores comprados. To-dos! Todos mesmo! Enquanto houverem seguidores inativos no seu perfil, o Instagram continuará entregando o conteúdo a eles e esperando uma resposta de engajamento. Nada vai acontecer (curtida, visita ao perfil, comentário) e a rede social interpreta que seu conteúdo é irrelevante e não merece ser entregue para mais gente.

Eu utilizei o aplicativo Cleaner para excluir perfis inativos. Ele é capaz de fazer uma busca por vários tipos de perfis (sem foto de perfil, inativos, fantasmas), selecionar todos e então excluir um por um. O aplicativo é pago para excluir mais que 50 perfis (R$ 9,00), disponível para Android e iOS.

É uma ótima alternativa, já que será muito difícil para você, manualmente, clicar em bloquear cada um dos usuários fantasmas. Imagina se você comprou milhares?

Eu fiz um vídeo explicando como exclui mais de 1000 perfis fantasmas do meu Instagram acumulados mesmo sem nunca comprar seguidores. Foi uma verdadeira limpeza!

3 Não comprar mais seguidores!

O Instagram pode não só bloquear seu perfil por horas ou dias, ele também pode exclui-lo permanentemente e sem justificativa. Então sempre pense bem antes de fazer qualquer conduta que vise burlar a rede social ou seu algoritmo.


Sempre lembre-se que ter uma rede social engajada, com pessoas que querem te acompanhar e consumir seu conteúdo leva tempo e esforço. Eu sei que as vezes pode demorar, foi uma luta enorme chegar aos primeiros 3 mil seguidores e só então minha rede social começou a andar mais rápido.

Se seu engajamento e crescimento parece travado, revise a sua forma de trabalho, revise seu conteúdo e trabalhe em conjunto com a rede social e não contra ela.

No YouTube uma vez por semana você confere um vídeo meu com mais conteúdo sobre redes sociais, marketing e influência digital e no Instagram eu posto conteúdo todos os dias sobre esses temas. Há também o Facebook para você acompanhar por lá, caso prefira.

Até a próxima!


Miller Rangel

Advogado. Influencer. YouTuber. Minha missão é te mostrar como a influência digital pode mudar completamente a forma como você trabalha seu conteúdo e seu público, como você enxerga sua marca, fecha boas parcerias para rentabilizar muito e, principalmente, como você pode aumentar seu número de conversões em clientes.

1 comentário

SEGUIDORES FANTASMAS X INATIVOS: QUAL A DIFERENÇA E PORQUE TE PREJUDICAM. - Miller Rangel · 2 02America/Sao_Paulo dezembro 02America/Sao_Paulo 2018 às 2:16 AM

[…] pode utilizar o app Cleaner, que eu citei em outro post sobre recuperação de engajamento após ser punido pelo Instagram e observar a seleção gerada de perfis inativos ou fantasmas. Assim você pode avaliar tomar […]

Deixe sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: