A biografia é a apresentação do seu perfil. É como a introdução de um trabalho. Ao ver sua foto e seus números o provável seguidor precisa entender quem você é e se o conteúdo que você compartilha é o que ele busca para ser apresentado diariamente na sua timeline e stories.

Hoje eu preparei um pequeno tutorial de como montar sua biografia de forma mais objetiva possível e ainda chamar atenção de qualquer pessoa que queira te conhecer.

As chances de você engajar a pessoa que estiver visualizando e ainda conquistá-la para te seguir serão bem maiores como uma bio bem redigida.

É sempre bom resumir a bio em quatro partes:

Quem você é.

O que você faz/compartilha no perfil.

Como te encontrar.

Onde se pode conseguir mais conteúdo além do Instagram (se for seu caso, tá?)

Decidi escrever sobre a objetividade na bio porque o número de caracteres permitido é bem pequeno. 150 caracteres, ou seja, pouco maior que um tweet. Todos os caracteres contam! Sejam emojis, símbolos, traços, parágrafos. Tudo é descontado!

Parece difícil? Não é não! Vou te dar umas dicas e dizer como eu faço.

1 Nome pessoal ou da marca bem legível.

Assine seu nome pessoal ou da marca que você representa. Influenciadores podem citar a idade, a cidade e até falar rapidamente um hobby, mas não é regra. Empresas após assinarem a marca, é importante ter a categoria do perfil bem destacada. Prefira algo mais específico (salão de beleza, loja de roupas femininas), evite termos genéricos como “negócio local”.

Eu uso meu nome pessoal, sem emojis ou qualquer outro caractere, mas isso é uma preferência pessoal.

2 Seja bem objetivo.

Diga o ramo de atuação ou os principais produtos carros chefes da sua empresa. Se for um influenciador cite os principais temas do seu nicho. Você pode usar separadores | para ajudar e organizar. Eu cito o principal objetivo do meu conteúdo online: ajudar a conquistar sua audiência fiel e engajada.

3 Seja encontrado.

Configure todos os botões de contato possíveis. Email, telefone, endereço. Tudo para que fique fácil te encontrar. Empresas utilizam o e-mail e telefone empresarial. Influencers utilizam o e-mail para parcerias ou o telefone caso faça parte da sua estratégia.

Eu uso meu e-mail profissional no botão de emails mas mesmo assim o escrevo porque alguém acessando pelo computador pode querer copiar e colar numa outra aba do navegador onde o e-mail está aberto, por exemplo.

4 Link na bio.

Link sua outra rede social, site ou blog, portfólio online, chat automático no WhatsApp, canal no YouTube. Qualquer coisa que faça com que o seguidor veja ainda mais conteúdo seu. Eu uso um link compartilhado onde há várias páginas linkadas a uma só. Ainda vou te ensinar como faz!

Escreva algumas versões, sempre se atentando ao tamanho máximo. A dica extra é escrever e editar a bio no computador. Assim fica mais fácil fazer parágrafos, por exemplo. Logue no Instagram pelo computador e clique em Editar perfil, bem parecido com o celular.


E então, já reviu a sua bio? Me conta aqui nos comentários, no YouTube ou no Instagram como você redigiu a sua bio e se tens bons resultados em explicar seu perfil através dela.


Miller Rangel

Advogado. Influencer. YouTuber. Minha missão é te mostrar como a influência digital pode mudar completamente a forma como você trabalha seu conteúdo e seu público, como você enxerga sua marca, fecha boas parcerias para rentabilizar muito e, principalmente, como você pode aumentar seu número de conversões em clientes.

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