Devido a facilidade de criar perfis em redes sociais, existem milhões de seguidores fantasmas e usuários que se tornaram inativos com o tempo. A presença dessas contas em sua rede social prejudica seu crescimento. 

Antes de tudo, eu sugiro que você leia o post explicando a diferença entre seguidores fantasmas e seguidores inativos. É importante perceber essa diferença para saber o que e quando exclui-los. Você pode ler o post clicando aqui.

Entendida a diferença, você também já deve ter entendido como esses seguidores são prejudiciais para o engajamento e crescimento da sua rede. Seguidores fantasmas ou inativos não interagem com seu conteúdo, não devolvem curtidas ou comentários. Isso significa que eles traduzem ao algoritmo que seu conteúdo é irrelevante a eles.

Essa amostra de performance do seu post com eles faz com que o algoritmo pare de entregar seus posts a outros seguidores que talvez pudessem ser mais engajados e dar uma resposta melhor. Ou então seguidores que começaram a te seguir há pouco tempo e esperam por posts seus com mais frequência mas não os recebem porque os posts continuam sendo entregues a usuários fantasmas ou inativos.

Pensando nisso e também pensando que sua rede social não são apenas números parados, é recomendável que você faça uma limpeza desses seguidores e abra mão, sim, desses seguidores que por vezes podem ser centenas ou milhares.

O aplicativo Cleaner for Instagram promete buscar esses seguidores e te apresentar uma seleção de quais serão excluídos da sua rede.

O Cleaner consegue buscar seguidores sem foto de perfil, um forte indício de seguidor inativo ou fantasma. Se quiser uma busca ainda mais profunda, pode buscar por perfis considerados inativos, sem postagens há muito tempo e que não interagem com você. Por último você também pode buscar por perfis fantasmas, aqueles que não tem publicações e não tem interação com você.

O aplicativo custa R$9,00 para excluir mais que 50 seguidores de uma só vez. Ele é disponível para Android e iOS.

Como utilizar?

Eu fiz um vídeo explicando como utilizar o aplicativo e como excluir os seguidores.

Erros podem acontecer?

É claro que o Cleaner pode apresentar erros, então é por isso que ao autorizar a busca o aplicativo irá antes te apresentar a lista de perfis selecionados que se enquadram no parâmetro que você pediu. Você pode conferir um a um os perfis selecionados e excluir da seleção aqueles que deseja manter no seu Instagram. Assim você preserva seus seguidores reais que por algum motivo foram considerados seguidores fantasmas ou inativos.

O meu caso: 1000 perfis a menos!

No meu perfil foram identificados mais de 1000 perfis fantasmas e inativos e como queria verificar o potencial de resultado, aceitei a remoção de todos. O meu engajamento cresceu já no dia seguinte ao fazer uma publicação pois ela não foi mais entregues a perfis sem retorno. Os seguidores reais a receberam, curtiram, comentaram e fizeram com que o algoritmo entendesse que o conteúdo é relevante, entregando-o para mais usuários.


Dá uma chance ao Cleaner, verifica quais perfis ele vai selecionar e faz a exclusão desses perfis para verificar se seus números melhoram. É claro que dependendo do seu caso (se tiver comprado seguidores por exemplo) essa seleção pode excluir milhares de seguidores e será preciso dizer adeus a esses números.

Mas é um sacrifício que você faz em nome de um engajamento legítimo conquistado com pessoas que de fato querem consumir seu conteúdo.

No Instagram tem conteúdo todo dia e YouTube uma vez por semana. Já está inscrito? Te espero lá.

Até a próxima!


Miller Rangel

Advogado. Influencer. YouTuber. Minha missão é te mostrar como a influência digital pode mudar completamente a forma como você trabalha seu conteúdo e seu público, como você enxerga sua marca, fecha boas parcerias para rentabilizar muito e, principalmente, como você pode aumentar seu número de conversões em clientes.

0 comentário

Deixe sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: