Nos dias 30 de Abril e 01 de Maio aconteceu em San Jose, na Califórnia, a F8. É a Conferência para Desenvolvedores do Facebook onde são apresentados os principais novos produtos e novidades para todas as plataformas que a rede de Zuckerberg mantém. O Instagram, claro, não ficou de fora e veio cheio de novas funções para 2019.

1 O número de likes serão ocultos.

Já em fase de testes no Canadá, como eu havia explicado em um vídeo no meu canal, a função de ocultar o número de likes nos posts finalmente viu a luz do dia. Segundo o Instagram, a intenção é fazer com que as pessoas se preocupem menos em performance nas redes sociais e sintam menos pressão na hora de produzir conteúdo.

Os usuários estavam muito preocupados com a quantidade de likes que as fotos recebiam, especialmente nas primeiras horas após a postagem, e chegavam até a excluir os posts caso não se saíssem bem. Além disso, foi identificado que usuários criavam novos perfis, as vezes fakes, para poder finalmente compartilhar um conteúdo mais despreocupado e compartilhar os posts que achavam que não iam ter uma bom número de likes no seu perfil pessoal.

Os seguidores continuaram curtindo os posts normalmente como já acontece, porém a quantidade não será mais exibida publicamente. Apesar disso, ainda é possível clicar na lista de perfis que curtiram o post e – se você estiver muito a fim de saber – contar a quantidade de likes um a um. É esperado que as pessoas curtam a partir de agora apenas o que d fato as engaja, sem o gatilho do número de likes para influenciar.

Já o proprietário do perfil no Instagram verá o número de likes normalmente como já acontece. Isso servirá para poder ter noção do engajamento, qualidade do conteúdo e até métricas para influenciadores e empresas.

2 Funções anti bullying.

Reprodução: CanalTech

Outra novidade interessante são as funções anti bullying na rede social. Apesar de não terem sido bem descritas, o Instagram está lançando 3 novas funções nos próximos meses:

Nudge: Uma notificação ao usuário no momento em que ele digita em legendas ou comentários algo que possa causar bullying ou tenha cunho preconceituoso e descriminatório.

Modo Ausente: Silenciará as notificações do aplicativo em determinados momentos.

Gerenciamento de Interações: Agora será possível você definir como perfis interagem com você, dando permissões a cada um sem precisar bloqueá-los por completo.

3 Link de parceiros em posts de Influencers.

Fonte: Instagram Business Blog

Influenciadores poderão colocar links de produtos de marcas parceiras direto em seus posts. Assim o seguidor não precisa mais se dirigir até o perfil da empresa para realizar a compra. Direto do post do Influenciador isso poderá ser feito. É esperado que o número de parcerias e publiposts com Influenciadores aumente e que as empresas possam medir com ainda mais precisão quantas conversões aquele Influenciador específico está gerando.


Essas foram as principais novidades do Instagram para 2019. O que você achou de tudo? Me conta aqui nos comentários e me segue no Instagram que passamos o dia todo discutindo sobre tudo.

Até a próxima!


Miller Rangel

Advogado. Influencer. YouTuber. Minha missão é te mostrar como a influência digital pode mudar completamente a forma como você trabalha seu conteúdo e seu público, como você enxerga sua marca, fecha boas parcerias para rentabilizar muito e, principalmente, como você pode aumentar seu número de conversões em clientes.

0 comentário

Deixe sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: